PINTURA PREDIAL EM SÃO PAULO

Saiba tudo sobre pintura predial em São Paulo

Telefones de Pintor predial em São Paulo

Pintura predial em São Paulo
Pintura predial em São Paulo

Com o passar do tempo, é normal que ocorra desgaste da pintura de prédios, por isso, de tempos em tempos, síndicos, proprietários e empresas de gestão de condomínios precisam realizar pintura predial em São Paulo.

 

No caso de São Paulo, existe uma lei (nº10.518/88) que estabelece que condomínios e prédios da cidade devem efetuar lavagem ou pintura de fachada a cada cinco anos.

 

Além disso, a pintura de prédios deve ser realizada caso haja ocorrência de trincas, descascamento, descoloramento, infiltrações, etc.

 

É normal que esse tipo de situação aconteça, porque o exterior dos prédios sofre todo tipo de ação do tempo, quer seja um prédio com grande exposição ao sol ou um prédio que recebe pouco sol.

 

Prédios pouco ensolarados costumam sofrer mais com as ações do tempo, por é comum que prédios menos ensolarados sofram deterioração mais rapidamente.

 

Se você procura saber mais sobre pintura predial em São Paulo, continue com a gente para conferir o conteúdo que preparamos com dicas e informações.

 

Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:

 

  • Como é realizada a pintura predial?
  • Empresas de pintura predial em São Paulo
  • Pintura Predial em São Paulo: Quanto custa?
  • Pintura Predial Interna – O que é?
  • Como é feita pintura predial externa?
  • Pintura Predial em São Paulo: Trabalho em altura
  • Pintura Predial em São Paulo: EPIs indispensáveis
  • A importância de cadeira de pintura predial para trabalhos em altura
  • Normas da ABNT para pintura predial

 

Como é realizada a pintura predial?

Como é realizada a pintura predial
Como é realizada a pintura predial? – Pintura em São Paulo

Existe uma série de cuidados a serem tomados no momento de realizar a pintura predial, o responsável deve contratar uma empresa qualificada que faça um estudo prévio das condições do prédio que mostrará como o serviço deverá ser feito e os materiais que serão utilizados.

 

Antes de formalizar o contrato com a empresa de pintura predial, o síndico ou responsável pelo prédio deve checar com a empresa se estão de acordo com a norma regulamentadora nº35 (ABNT) que é indispensável e obrigatória para trabalhos realizados em altura.

 

Depois que os profissionais definem o que deverá ser feito de reparo nas paredes antes de dar início a pintura.

 

O trabalho de pintura predial é feito em altura, os pintores são apoiados por equipamentos de proteção e segurança enquanto as paredes externas do prédio são pintadas por partes.

 

A cada parte pintada, os pintores descem verticalmente pelo prédio até realizar a pintura.

 

Empresas de pintura predial em São Paulo

Empresas de pintura predial em São Paulo
Empresas de pintura predial em São Paulo

Empresas de pintura predial em São Paulo prestam serviços de pintura interna e externa de prédios, realizando toda preparação necessária para devolver cor ao prédio.

 

Ao contratar empresas de pintura predial em São Paulo, é essencial ter certeza de que a empresa utiliza insumos de qualidade, se é formada por uma equipe de profissionais qualificados para trabalhar em altura, se a empresa atende à norma NR35 e possui equipamentos de segurança para todos os trabalhadores.

 

Além da necessidade dos profissionais serem qualificados e treinados, é de extrema importância que a empresa ofereça segurança aos pintores para que possam desempenhar o trabalho com qualidade evitando acidentes.

 

Além de estar enquadrada na norma regulamentadora nº35 da ABNT, a empresa de pintura predial em São Paulo também deve possuir licenças para trabalhar nesse tipo de função.

 

Uma vez estabelecido o contrato com a empresa que irá realizar a pintura predial em São Paulo, considere a nossa dica, deixe para pintar o prédio em períodos menos chuvosos como abril e novembro.

 

Pintura Predial em São Paulo: Quanto custa?

Pintura Predial em São Paulo Quanto custa?
Pintura Predial em São Paulo Quanto custa?

O preço da pintura predial em São Paulo pode variar de acordo com o local, o serviço e a demanda do contratante.

Antes de fechar contrato com uma empresa, é importante fazer vários orçamentos com diferentes empresas para encontrar a empresa que melhor poderá atender no aspecto estético e principalmente custo-benefício.

 

Normalmente, o preço da pintura predial em São Paulo é cobrada por metro quadrado, nesse tipo de pintura, o valor médio cobrado por m² é de R $35 a R $60/m² com os materiais já incluídos no preço.

 

Essa é apenas uma média de preço, como cada serviço é diferente, é importante fazer vários orçamentos detalhados para saber o valor do serviço de pintura do prédio de acordo com o que será necessário incluir no orçamento.

 

Pintura Predial Interna – O que é?

Pintura Predial Interna - O que é?
Pintura Predial Interna – O que é?

A pintura predial interna é essencialmente a pintura realizada nos ambientes comuns do prédio como escadas, hall, recepção do prédio e áreas de lazer.

 

Esses espaços do prédio recebem diariamente um fluxo grande de moradores, as paredes devem ser limpas sempre, contudo, chega um momento que as paredes começam a ficar feias e sem cor.

 

Assim como a parte externa, a parte interna do prédio também começa a ter problemas depois de um tempo, principalmente com relação à manchas de sujeira nas paredes pela passagem constante de moradores.

 

As áreas comuns a todos os moradores devem ser visualmente agradáveis, assim como o exterior, por isso é importante revitalizar a parte interna do prédio para que os moradores possam desfrutar de uma experiência agradável ao circular pelo prédio.

 

Como é feita pintura predial externa?

Como é feita pintura predial externa?
Como é feita pintura predial externa?

A pintura predial externa deve ser feita observando as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas, existem leis específicas que devem ser conhecidas e seguidas pela empresa contratada.

 

Existe por exemplo, a norma NBR 15079/2011 que dispõe sobre os tipos de tintas, cores e onde utilizar na pintura de prédios.

 

O responsável pelo prédio deve ficar atento e ter conhecimento sobre essa e outras normas regulamentadoras, como forma de se antecipar aos fatos caso haja alguma divergência com a empresa sobre o serviço prestado.

 

Em termos práticos, a pintura predial externa é feita após a preparação da superfície que será pintada, é essencial que os profissionais tratem primeiro das imperfeições e problemas antes da pintura.

 

Uma empresa de pintura predial profissional e experiente deve conduzir o trabalho observando cuidados básicos, evitando que a tinta cubra áreas com umidade ou rachaduras antes de serem corrigidas.

 

Por isso, os pintores realizam todos os reparos necessários antes de pintar o prédio, feito isso, os profissionais passam a pintura apoiados pelos equipamentos de segurança e os EPIs.

 

Pintura Predial em São Paulo: Trabalho em altura

Pintura Predial em São Paulo Trabalho em altura
Pintura Predial em São Paulo Trabalho em altura

A Pintura predial em São Paulo é um trabalho realizado em altura, portanto, é um tipo de trabalho que necessita de especialização e treinamento porque oferece risco de queda.

 

O trabalho em pintura requer além de cuidado, atenção a um conjunto de obrigações voltadas à segurança e regulamentadas por normas como a NR 18 e a NR 35.

 

Quando se trata de trabalho em altura, é obrigatória a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), caso haja negligência no uso desses equipamentos, o responsável pela obra poderá ser punido legalmente.

 

Por isso, antes de subir na cadeira de pintura para iniciar o trabalho, os pintores aguardam o resultado da análise de um especialista da empresa que deverá detalhar o trabalho a ser feito apresentando os pontos de maior dificuldade.

 

Como já mencionado, um dos aspectos mais importantes a considerar no momento da pintura predial externa é o cuidado com a segurança dos pintores, antes de iniciar qualquer trabalho em altura, é indispensável o acompanhamento do técnico de segurança do trabalho que ficará incumbido de estudar o sistema de amarração e como será fixado com vistas a preservar a integridade dos pintores.

 

Pintura Predial em São Paulo: EPIs indispensáveis

Pintura Predial em São Paulo EPIs indispensáveis
Pintura Predial em São Paulo EPIs indispensáveis

Para realizar pintura predial, os pintores precisam utilizar uma série de equipamentos de proteção individual.

 

Esses equipamentos são para segurança, mas também para possibilitar a mobilidade e a realização do trabalho em altura em pintura predial em São Paulo.

 

Alguns EPIs são indispensáveis para a segurança e a realização do serviço, vejamos quais são.

 

Cinturão de segurança/ cinto tipo paraquedista – O cinturão de segurança é um equipamento que envolve o tórax e a cintura do pintor, esse equipamento se conecta ao trava quedas que é ligado a corda. Esse cinturão é a união entre os equipamentos de segurança.

Assim como todos os EPIs, o cinturão deve ser checado para verificar se está tudo encaixado de maneira correta, e que não atrapalhe os movimentos do pintor.

Cadeira suspensa – A cadeira suspensa é feita para atender profissionais que trabalham com altura de forma que não atrapalhe os movimentos do pintor durante o trabalho.

Existem dois tipos de modelo de cadeira suspensa mais utilizados, a cadeira sobe e desce e a cadeira balancim individual.

A cadeira sobe e desce é um modelo que permite ao pintor subir e descer, facilitando sua locomoção de acordo com sua necessidade.

Balancim individual – É um modelo de cadeira suspensa mais básico, só permite descida. A cadeira balancim possibilita ao pintor carregar as ferramentas de maneira segura.

Trava quedas – É um equipamento de proteção individual que impede a queda do pintor se ele sair da cadeira suspensa ficará seguro porque o trava-quedas liga o cinturão a corda.

Óculos de segurança – Óculos de segurança protege o pintor contra eventuais respingos de tinta que possam atingir os olhos e contra partículas de poeira.

Máscaras – As máscaras são EPIs essenciais para o pintor, principalmente quando utiliza tinta spray.

 

A importância de cadeira de pintura predial para trabalhos em altura

 

Como vimos no tópico anterior, a cadeira de pintura predial é um equipamento de proteção pessoal indispensável na pintura predial.

 

Para que sejam seguras de fato, as cadeiras devem ser homologadas, no seu corpo deve conter uma placa com os dados do Ministério do Trabalho.

 

Não é recomendável em nenhuma hipótese a utilização de cadeiras fabricadas de forma irregular, feitas a partir de madeira. Essas cadeiras não oferecem nenhuma segurança ao profissional.

 

Não há possibilidade de garantir a segurança de um pintor que utiliza equipamentos sem cinturão de segurança, cordas adequadas e trava quedas.

 

Normas de segurança para pintura predial

Normas de segurança para pintura predial
Normas de segurança para pintura predial

Para realizar serviços de pintura predial em São Paulo, a empresa de pintura precisa cumprir um conjunto de normas regulamentadoras sobre o trabalho do pintor em altura.

 

Essas normas servem para proteger os trabalhadores envolvidos no serviço prestado.

 

As Normas Regulamentadoras (NR) visam orientar empresas e trabalhadores a respeito dos cuidados e precauções que devem ser tomados com vistas a evitar acidentes de trabalho.

 

As NRs têm o objetivo de proteger os operários, no caso, pintores e demais trabalhadores envolvidos na pintura predial.

 

As principais NRs sobre pintura predial são a NR-6, NR-18 e NR-35, vale ressaltar que essas normas são obrigatórias, portanto, devem ser rigorosamente seguidas.

 

Norma NR-6 trata do uso dos EPIs – É sobre o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual no ambiente de trabalho, sendo de responsabilidade da empresa o fornecimento gratuito de todos os EPIs destinados ao uso dos funcionários.

 

Norma NR-18 define as condições de trabalho – O objetivo desta NR é garantir a saúde e integridade física dos operários da Construção Civil, definindo as atribuições dos responsáveis pela obra.

 

A NR-18 também determina medidas de prevenção de situações de risco através da aplicação de técnicas pertinentes a cada atividade a fim de reduzir riscos de acidentes.

 

Norma NR-35 Sobre análise de riscos – Essa norma é sobre análise de risco, no caso de pintura predial em prédios com altura superior a dois metros de altura, a norma orienta que devem ser considerados os maiores fatores de risco.

 

Maiores fatores de risco exigem mais cautela e proteção para preservar a segurança e integridade física dos pintores.

 

Pensando no bem estar dos operários, eles devem estar cientes dos riscos e devem ser orientados acerca dos EPIs e demais elementos de proteção.

 

Por isso, cabe à empresa de pintura proporcionar garantias e meios para que a execução do serviço ocorra de acordo com a norma.

 

A pintura predial é um tipo de serviço que oferece muitos riscos aos pintores, por isso, ao contratar uma empresa, verifique se eles trabalham de acordo com as normas e se os EPIs estão em boas condições.

 

No momento de escolher a empresa de pintura predial, muitos fatores devem ser considerados, negligenciar aspectos de segurança, ainda que o valor do serviço seja atraente, pode trazer grandes problemas não só para a empresa de pintura, mas também para o contratante do serviço. Quer mais site de pintura predial em São Paulo?

Deixe um comentário

error: Content is protected !!